sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A Nobreza da Seda!

Postado por Paula Rempel

Hoje quero falar sobre um tecido nobre que também é bonito e muito gostoso de usar. 

A SEDA! 

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse tecido tão caro, mas tão bonito!
" A seda é uma fibra proteica usada na indústria têxtil. Obtém-se a partir dos casulos do Bombyx Mori (bicho-da-seda).
A fibra de seda natural é um filamento contínuo de proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras. As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina), os quais se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.
A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc. A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz.
Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2700 a.C.. Reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela, finalmente, conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido.
A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3 000 anos após sua descoberta pelos chineses. "
Peças confeccionadas por esse tecido tem um caimento perfeito . Sua confecção continua a mesma através da sericultura. O processo não é tão simples, talvez isso explique o alto preço do tecido.
Peças confeccionadas em seda pura não amassam.
Agora que sabemos um pouco mais sobre a nobreza desse tecido, vamos ver algumas peças confeccionadas em seda . Só pra lembrar que a seda é um dos tecidos dessa estação, justamente por ser leve e fresco.





Ma- Ra -Vi- Lho - So !




Maria Rios usou esse look seda em 2015 para comemorar seu aniversário de trinta anos! Chiquérrimo!




Essa cor é linda e fica maravilhosa em seda!








Elegante!






Olhem que caimento!




A seda é um tecido fino, que nunca sai de moda!




Caimento perfeito!




Aqui temos um exemplo da seda que pode ser usada durante o dia.




Essa peça é da Animale




Show !




Essa camisa está maravilhosa!


Olha que essa peça é da coleção 2012 da Animale. Percebam, que é atual e moderna, podendo ser usada hoje com jeans, saias, shorts e ainda arrasar no look.




Essa camisa seda longa faz parte da nova coleção da Animale 2017. É ótima para usar com calça skiny ou legging




Também da atual coleção 2017 da Animale, essa camisa de seda lisa, com amarração, nunca sairá de moda por vários motivos: Primeiro porque é uma camisa, essa peça virou um clássico do armário feminino. Segundo , porque é uma cor neutra. Terceiro porque é de seda, podendo ser usada de várias maneiras, inclusive como saída de praia e sem usar amarração.




Essa blusa de seda é show !




Calça de seda com estampa corrente, super atual e moderna. Também da atual coleção Animale 2017




Tope ombro a ombro Animale




Blusa branca em seda. MARAVILHOSA! Mangas abertas na altura dos ombros estendendo até o braço é tendência.




Vestido em seda bordado




Bonito, sexy e elegante!




Vestido de seda estampado também é bonito e pode ser usado no dia a dia! Embora a seda seja um tecido nobre e fino, tudo vai depender da estampa e do modelo.




Deslumbrante! Mas tem que estar com o corpão em cima. A seda marca muito. Por isso a confecção do vestido deve ser bem feita para que tenha um caimento impecável. Nada de ficar muito justo agarrado no corpo. O vestido de seda deve deslizar pelo corpo como uma carícia.


Lindo e sofisticado!




Comprar uma peça em seda, é um investimento. Primeiro porque o tecido em seda pura é caro. Segundo porque é uma peça para a vida toda. As camisas e blusas nesse modelo, serão sempre atuais, porque são modernas e a estampa ajuda também.




Essa é outro tipo de estampa que eu recomendo. É moderna, jovial e cara do verão.




A seda é um tecido fino e muito delicado. Alguns cuidados devem ser tomados com seda na hora de lavar.
Antes de colocar de molho, faça um teste antes, molham bem e apertando para ver se não solta tinta. Se soltar, não coloque molho para sua peça não desbotar.
Procure sempre lavar com sabão neutro e enxaguar rapidamente para não manchar.


Por ultimo, em um recipiente, coloque e acrescente um pouquinho de vinagre. Use essa mistura para o ultimo enxague. Ajuda a conservar o tecido, maciez, fluidez e cor.


Imagens: Google e Site da Animale
Fonte de Pesquisa: Wilipédia e Google
Texto: Paula Rempel